Blog posts

10 lugares que você precisa conhecer na América Central

10 lugares que você precisa conhecer na América Central

Posts Convidados

Logo depois de me propor a escrever esse texto sobre quais cidades você deve visitar na América Central, vi a encrenca na qual estava me metendo.

Seguinte. Por mais que eu adore textos no estilo de listas ou Top 10, a verdade é que eles são muitos relativos e até de certa forma limitados. A não ser que você faça uma lista com um milhão de itens, você com certeza deixará lugares incríveis de fora dela.

Mas na vida é assim. Tudo tem suas vantagens e desvantagens.

E se o argumento citado acima entra como um ponto negativo, um dos pontos positivos nesse tipo de texto é que ele ajuda e muito, quem está começando a planejar uma viagem e ainda não tem nem ideia de para onde ir.

Tem praia sim! E tem um monte de dicas da América Central 🙂

Pois bem. Pensando nesse aspecto de utilidade pública, decidi seguir em frente com o post e contar para você, quais são as cidades imperdíveis para incluir em um roteiro de viagem pela América Central.

Claro, na minha humilde opinião, hehehe.

10 lugares imperdíveis na América Central

San Blas, Panamá

Começando com o lugar que me motivou a viajar pelo Panamá e consequentemente por toda América Central: San Blás.

Esse arquipélago panamenho, formado por 365 ilhas, é um dos lugares mais incríveis que já visitei na América Latina.

Obviamente, parte disso deve-se a paisagem que você mesmo pode ver nas fotos abaixo: mar azul, areia branca, coqueiros… Um verdadeiro paraíso, como de fato é.

Porém, o que torna esse lugar ainda mais especial, é que ele está desconectado de qualquer coisa que estamos acostumados no nosso dia a dia.

Em San Blás você NÃO terá wifi, restaurantes, bar, balada, água quente ou qualquer outra coisa do tipo.

Além disso, todas as acomodações e refeições disponíveis são bastante simples.

América Central - San Blás - Panamá
Mas vamos combinar, com essa praia, do  que mais você precisa?!

Use os nossos parceiros para viajar tranquilo pela América Central e pelo mundo, e de quebra, ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!


Bocas del Toro, Panamá

Outro conjunto de ilhas no Panamá bastante procurada pelos turistas é Bocas del Toro.

Diferente de San Blás, Bocas é uma cidade desenvolvida. Ou seja, você irá encontrar diversas opções de bares, restaurantes, hospedagem e comércios em geral.

América Central - Bocas del Toro - Panamá (1)

Muitas pessoas decidem incluir apenas um desses destinos em um roteiro pelo Panamá. Eu sinceramente recomendo que você conheça os dois se possível.

Saiba que ao optar por apenas um, automaticamente você deixará de conhecer algumas das praias mais lindas da América Central.

La Fortuna, Costa Rica

Na cara Costa Rica, La Fortuna aparece com um ótimo custo beneficio para todos aqueles que não querem gastar muito e ainda assim realizar diversas atividades em contato com a natureza.

O Vulcão Arenal é uma das principais atrações da cidade e uma boa opção para os que querem fazer um hiking não muito cansativo.

Já a trilha pelo Vulcão Cerro Chato, exige um preparo físico um pouco melhor.

Há poucos quilômetros do centro da cidade muitas cachoeira podem ser visitadas para se refrescar no final do dia.

Outro passeio que você não pode deixar de fazer é conhecer o Rio Celeste, localizado no Parque Nacional Volcan TenorioAmérica Central - La Fortuna - Costa Rica

León, Nicarágua

A cidade mais legal e a minha preferida na Nicarágua.

É em León onde você poderá descer um vulcão ativo, o Cerro Negro, a mais de 40 km/hora sobre uma prancha de madeira. Essa “prática esportiva” conhecida como Volcano Boarding, foi um dos principais motivos para colocar León no cenário turístico da Nicarágua.

América Central - Vulcão Cerro Negro - Nicaragua

O centro histórico da cidade é bem preservado e vale muito a pena reservar um dia para conhece-lo.

Outro lugar que você pode incluir no seu roteiro é a praia Las Peñitas. A apenas vinte minutos de León, ela é bastante procurada pelos surfistas da região ou por quem quer curtir as animadas festas do BigFoot Beach House.

Isla Ometepe, Nicarágua

Localizado ao sul do país, próximo da fronteira com a Costa Rica, a Isla Ometepe é um dos destinos mais visitados na Nicarágua. E você também deve inclui-lo na sua viagem caso esteja em busca de tranquilidade e contato com a natureza.

América Central - Isla Ometepe - Nicarágua

Duas das principais atrações por lá são os hikings pelos vulcões Concepción e Madera. Apesar da caminhada não ser das mais fáceis, a vista é deslumbrante.

Santa Ana, El Salvador

Segunda maior cidade salvadorenha, muitas pessoas me questionam o motivo de incluir Santa Ana em uma viagem pela América Central.

Sim. É bem verdade que a cidade em si não tem lá grandes atrações. No entanto, ela funciona como um excelente ponto de partida para você conhecer algumas das paisagens mais lindas desse país.

Parque Nacional los Volcanes, Lago Coatepeque, Ruínas de Tazumal e ainda fazer a Ruta de la Flores. Esses são apenas alguns dos lugares que você poderá conhecer incluindo Santa Ana na sua  viagem pela América Central.

América Central - Vulcão Santa Ana - El Salvador

Antigua, Guatemala

Durante muito tempo Antigua foi a capital da Guatemala. Após sofrer com muitos terremotos e até inundações, o governo optou em escolher outro lugar para ter como base.

Hoje, ela é uma dos principais destinos turísticos desse país e uma das cidades latino americanas mais agradáveis que já visitei.

Sobram motivos para você conhecê-la.

América Central - Antigua - Guatemala

Para começar, o clima ameno durante a maior parte do ano já é um diferencial para os padrões elevados de temperatura predominantes na América Central.

A boa infraestrutura para receber todos os tipos de viajantes também é outro ponto positivo.

As belas construções antigas e cheias de história são as principais atrações da cidade e merecem ser visitadas.

Outro fato importante, é que Antigua está no meio do caminho para conhecer outros lugares interessantíssimos na Guatemala, como por exemplo, a região do Lago Atitlán. Portanto, não há desculpas para deixa-la de fora.

San Pedro la Laguna, Guatemala

Esse é um dos vários vilarejos que estão localizados ao redor do Lago Atitlán.

Famoso pelas festas animadas e pelos preços baixos, San Pedro la Laguna atrai aqueles que estão interessados na vida boemia.

Se esse não for o seu caso, uma vila que pode se adequar melhor ao seu perfil é San Marcos. O ambiente é bem mais tranquilo e relaxado que o se vizinho.

Independente de em qual deles decidir ficar, não vá embora da Guatemala sem conhecer o Lago Atitlán.
América Central - San Pedro - Guatemala

Ruínas de Copán, Honduras

Se você pensa em viajar pela América Central, definitivamente deve incluir algum sitio arqueológico Maia no seu roteiro.

Há muitos deles espalhados por diversos países, mas um dos que eu mais gostei está localizado em Honduras, próximo de uma das fronteiras com a Guatemala, as Ruínas de Copán.

América Central - Copán Ruínas - Honduras
E como a gente fugiria de ruínas maias na América Central?

Caye Caulker, Belize

Mais uma ilha localizada no mar caribenho, mas dessa vez, em território belizenho.

Único país latino americano a ter a língua inglesa como um dos seus idiomas oficiais, Belize ainda é um destino pouco conhecido para a maioria dos brasileiros.

América Central - Caye Caulker - Belize

A fama de ser um país caro acaba assustando um pouco os turistas, mas Caye Caulker é um destino onde gastar pouco é uma real possibilidade.

Quer curtir o mar azul caribenho, ao som de reggae e tudo isso sem pressa? Vá para essa ilha na América Central.


Esse é um guest post! Eu – Camila – tô de férias tô com preguiça tô viajando sempre chamo uns amigos pra escrever aqui no blog. Você pode encontrar todos os textos amigos na seção Posts Convidados!


About the author

Desde que começou a viajar, conhecer o mundo se tornou um objetivo de vida. Em 2014 deixou o antigo emprego para realizar a primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Nesse período criou o Volto Logo, um blog onde compartilha dicas e roteiros de viagem pela América Latina

37 Comments

  1. Rozembergue
    17 de julho de 2016 at 12:48
    Reply

    Ainda não conheço nada por lá 😥. Tenho que me organizar!

    • Murilo Pagani
      17 de julho de 2016 at 16:46

      Rozembergue,

      Esses são só alguns lugares para fazer você começar a pensar na ideia!!! hahahaha

      Tem muitooooos outros lugares show pra conhecer!

      Se precisar de mais dicas e informações só avisar! 😉

    • Camila Lisboa
      18 de julho de 2016 at 18:04

      E eu vou pra América Central em agostooooo! (Nenhum desses lugares da lista, é surpresa =P )

  2. Alyssa
    24 de setembro de 2016 at 20:51
    Reply

    Quanto lugar liiiindo! Fiquei curiosa com San Blas, essa experiência de não ter wifi, bar ou água quente deve ser estranha, mas realmente com aquela praia quem precisa de tudo isso? <3

    • Camila Lisboa
      26 de setembro de 2016 at 13:58

      Pra que comodidades com uma água dessas, né?

  3. Flávia Donohoe
    3 de dezembro de 2016 at 20:50
    Reply

    que listinha hein, são tantos lugares incríveis na América Central que fica difícil escolher! Vontade de viajar agora! E que vista espetacular esta do vulcão na Isla Omotepe 😱 tô programando uma viagem por lá pro ano que vem e vou aproveitar bastante essa lista!

    • Camila Lisboa
      4 de dezembro de 2016 at 15:59

      Eu morro com esse post! Quero ir conhecer tudo também!

  4. Edson Amorina Jr
    25 de abril de 2017 at 12:50
    Reply

    Cada vez que vejo fotos do Panamá ficou triste de ter ficado só no aeroporto, que lugar lindo!

    • Camila Lisboa
      25 de abril de 2017 at 14:40

      Eu morro com esse post do Murilo, viu…

  5. Taísa Meneguci
    5 de maio de 2017 at 14:50
    Reply

    Ainda não conheço nada dá América Central, mas claro que tá na lista!
    As ruínas já estavam, mas o resto foi meio que novidade ..
    Adorei as fotos e as escolhas 😊

    • Camila Lisboa
      5 de maio de 2017 at 15:55

      Eu adorei esse post que o Murilo escreveu pra gente… é pra querer se teletransportar nesse minuto pra esses lugares maravilhosos 🙂

  6. Marianne
    5 de maio de 2017 at 16:29
    Reply

    Quando comecei a ler o texto pensei comigo mesma: TEM QUE TER San Blas e Bocas del Toro! E foram logo os dois primeiros lugares! <3 Simplesmente amei tanto esses lugares, principalmente Bocas, que se pudesse iria pra lá todo fim de semana! hehe
    Os outros lugares da lista também são incríveis!!!

    • Camila Lisboa
      5 de maio de 2017 at 17:03

      Essa lista só me deixa com mais e mais vontade de ir pra América Central AGORA! 🙂

  7. Lisete Reis
    5 de maio de 2017 at 19:39
    Reply

    Que lugares incríveis! O post já começou bem no Panamá. ♡ Estou acostumada a ouvir pessoas dizerem que passaram por lá em conexão para outros países, mas olha só o que ele nos guarda também. Adorei de verdade! E o vulcão na Costa Rica me anima de um jeito que você não tem noção só pela forma que já ouvi amigos falarem do lugar. Me pareceu maravilhoso e quero muito conhecer. ♡ Na verdade, covardia excluir os outros itens da lista, viu? Espero conhecer todos, só não sei se vai acontecer mais cedo ou mais tarde. </3 Um beijo!

    • Camila Lisboa
      18 de junho de 2017 at 21:13

      Eu também espero conhecer todos e, preferencialmente, mais cedo ahhaha 🙂 um beijo e obrigada por comentar!

  8. Keul Fortes
    6 de maio de 2017 at 16:26
    Reply

    Que lugares lindos! Ainda tenho muito o que conhecer na América Central. Essas praias são fabulosas! Pensa conferir tudo isso de perto? Deve ser incrível!

    • Camila Lisboa
      26 de maio de 2017 at 15:14

      Eu também preciso <3

  9. angela sant anna
    8 de maio de 2017 at 09:58
    Reply

    só lugar incrivel!! eu quase chorei quando fui ao Panama e nem passei em San Blas…a conexao poderia ser de dias neh ahewueha

    • Camila Lisboa
      9 de maio de 2017 at 19:31

      Ah, pelo menos você conseguiu aproveitar a conexão, né? 🙂

  10. Ju Garzon
    8 de maio de 2017 at 11:16
    Reply

    Adorei conhecer um pouquinho de cada lugar. Gente, o que é esse praia de Belize?? Ameeeei.

    • Camila Lisboa
      9 de maio de 2017 at 19:30

      Sonhando com essa praia <3

  11. Taís
    8 de maio de 2017 at 16:25
    Reply

    Quando eu vi o titulo já logo lembrei do blog do Murilo e ai vejo que foi guestpost dele. hahaha adorei!
    Que post maravilhoso e com certeza deu muito mais vontade de conhecer a America Central, é tanto lugar incrivel que não dá pra decidir um ou outro, tem que ir visitar todos, socorro! <3

  12. Deisy Rodrigues
    8 de maio de 2017 at 17:03
    Reply

    Conheço nenhum desses lugares lindos, mas adoro listas por isso a gente já têm varias opções em um post só.

  13. Lorraine Faria
    8 de maio de 2017 at 17:27
    Reply

    Apenas UAU Murilo!!! lugares que eu não fazia a menor ideia que eram tão sensacionais!

    • Camila Lisboa
      9 de maio de 2017 at 19:29

      Essa lista do Murilo <3

  14. Klecia
    9 de maio de 2017 at 00:25
    Reply

    San Blas ta no topo da minha lista. Acho incrível. A America Central tem muito lugar lindo, mas nem sempre entra nos roteiros da maioria dos viajantes, né? EU mesmo, alguns dos lugares da sua lista eu ainda não conhecia/não tinha pensado em viajar lá. Muito bacana isso, a gente vai ampliando os horizontes. <3

    • Camila Lisboa
      9 de maio de 2017 at 19:29

      Eu amo essa lista e quero conhecer tudo!

  15. Vickawaii
    11 de maio de 2017 at 20:48
    Reply

    Que legal a listinha! Não costumo pesquisar muito pra América Central e para mim, uma viagem pra lá se resume à México – que certamente é um país fantástico, mas meio óbvio. Gostei de conhecer esses destinos!

    Beijos, Vickawaii

    • Camila Lisboa
      20 de maio de 2017 at 14:11

      A América Central tem muuuuitas coisas lindas 🙂

  16. Ruthia Portelinha
    1 de julho de 2017 at 12:24
    Reply

    Adorei a introdução humilde. Obviamente que as listas são sempre redutoras e o que é lindo para mim pode não o ser para o meu vizinho. Posto isto, a sua lista é tão maravilhosa, que ninguém conseguirá pôr defeitos. O Volcano Boarding parece-me demais mas usaria o meu botão de teletransporte (se tivesse um) para San Blás. Uns dias offline faz muito pela nossa sanidade mental.
    Abraço

    • Camila Lisboa
      14 de julho de 2017 at 20:37

      Concordo plenamente, Ruthia 🙂 teletransporte agora!

  17. Gisele
    2 de julho de 2017 at 21:10
    Reply

    Os posts do Murilo sobre a América Central são verdadeiros guias. Eu tô doida pra ir pra lá e esse artigo só me deixou com mais vontade.

    • Camila Lisboa
      6 de julho de 2017 at 17:17

      Eu sonho com esse post e com essa viagem <3

  18. Ana Carolina Miranda
    8 de julho de 2017 at 22:06
    Reply

    Mossa Camila, quanto lugar incrível! Eu quero muito ir ao Panamá, mas lendo o post fiquei morrendo de vontade de conhecer a Nicarágua.

    • Camila Lisboa
      9 de julho de 2017 at 14:33

      Eu morro por conhecer todos! Todos todos! <3

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *