Blog posts

Puno: Islas Flotantes de Uros

Puno: Islas Flotantes de Uros

Peru, Puno

Fui conhecer as famosas islas flotantes (=flutuantes) do lago Titicaca no meu primeiro mochilão, em 2011. Não que eu tivesse muuuuuuita vontade de conhecer, mas era caminho de Cusco pra Copacabana e eu ‘perderia’ meio dia só nesse passeio então ¿Por qué no?…

Cheguei na rodoviária de Puno e fechei por lá mesmo o passeio que me deixaria na volta na Plaza de Armas, umas duas horas antes do meu ônibus pra Bolívia.

As paisagens são lindas? Com certeza! Mas foi um passeio que me incomodou do começo ao fim… Explicarei o porquê.

DSC00986

De acordo com a tradição, essas ilhas foram construídas desde a era pré-incaica, pelos Uros de um mato  uma planta chamada totora, que por sinal é a matéria prima de tudo por lá. Tudo vai se decompondo e eles vão substituindo por novas ilhas artificiais… até aí, tudo bem, inclusive é bem bonito e eles fazem até barcos com a totora, bem massa!


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


Explicam no passeio a história, tudo bem bonitinho e ensaiadinho demais… mas pra mim o que não colou foi o teatrinho que eles ainda usavam as ilhas até hoje! Ah gente, mentira pra turista né? Não vi indício de comida em nenhum momento e tudo tem aquela cara de teatro. Não estou julgando o fato de eles morarem no conforto em terra firme (cada um mora onde pode e quer!) mas essa mentira ‘pega turista’ é pesada demais… Pra mim, deu uma estragada no passeio.

 DSC00994

Mas ok, voltando pras coisas boas… É uma engenharia inacreditável construir tudo de totora e pensar que viveu-se anos e anos dessa maneira, criatividade demais!

Mas não adianta… minha parte preferida do Titicaca é boliviana S2, depois conto pra vocês da isla do sol, aquela lindeza! Ou, talvez, me faltou estender o tour para a Isla Taquile

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e mais de 100 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

3 Comments

  1. Hilton
    7 de fevereiro de 2019 at 19:28
    Reply

    Eles moram na ilha sim, pernoitei com os nativos. Foi show, agora você tem razão, é tudo para turista ver. A noite fui fazer uma pescaria com eles, pegamos vários peixes rei, “”pexerei. Amei

  2. IGOR
    26 de junho de 2017 at 15:26
    Reply

    Faaaalaaa Camila! Boa tarde! Indicamos o seu post em nosso Blog!

    Depois da uma passadinha lá! Grande abraço e continue nessa pegada…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.