Blog posts

Tilcara: Pucará

Tilcara: Pucará

Argentina, Tilcara

Turismo na Argentina? BsAs, Mendoza, Puerto Iguazú, Patagônia, Terra do Fogo… Fácil pensar nesses lugares, né? Ano passado resolvi mudar um pouco e ir para uma região praticamente deserta de brasileiros.

O norte da Argentina já tem aquele clima de Bolívia: coisas muito baratas, pollo frito y papas fritas e cholas já podem ser vistos por todos os lugares.

Tilcara é uma das cidades mais desenvolvidas da Quebrada de Humahuaca, essa região com cara de deserto subindo um pouco os Andes, quase na Bolívia e quase no Chile também. Passei uns dias lá e vou contar pra vocês o que fazer.

post tilcara 1

No dia que visitei, acordei e, pós café da manhã, fui a pé do hostel até o Pucará. É bem sem erro, indo pro lado sul da cidade, acho que qualquer rua que você pegar acaba chegando na ponte que é o começo do caminho pra chegar lá. Não precisa se preocupar em pegar táxi, nem se deixe levar pelos papinhos de taxistas e agências, vá por conta mesmo…

Quer saber mais do norte da Argentina? Veja nossos posts de Tilcara, SaltaCafayate e Purmamarca ; )

Pra entrar custa ARS 20 e você pode conhecer o Pucará e também o Jardim Botânico de Altura (leia-se conhecer inúmeros tipos de cactos diferentes, nunca imaginei que teriam tantos oO). No Pucará você vai seguindo os caminhos e vai conhecendo as diferentes áreas do forte/cidade.

post tilcara 3

Vista linda da região

A localização é totalmente estratégica, de lá de cima você consegue ver boa parte da quebrada, sendo possível se defender dos ataques. Tem área com casas, cemitério, currais e o forte em si, dá pra entender bem o funcionamento na época. E outra coisa gritante é a influência das restaurações… tem coisas que são simplesmente BIZARRAS! O pior exemplo disso é um monumento, bem no alto do Pucará, que é em homenagem aos descobridores da região. É ridículo e a construção destoa de todo o resto. Mas ok, moving on…


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


post tilcara 2

A vista lá do alto é linda, vale totalmente a visita. E, guardadas as proporções, (please!), é bem legal igual Machu Picchu, que você vai andando por todas as áreas, entrando nas construções e não com um roteiro externo a tudo, você pode se embrenhar onde quiser. (Editei essa parte porque na minha última visita a Machu Picchu vi que eles alteraram tudo, criando um caminho exato para se seguir =/)

Depois de andar um pouco fui em direção ao Jardim Botânico e lá é tudo cacto mesmo, de todas as variedades que você possa imaginar. Mas ande por tudo lá, vale a pena! É um lugar bonito e agradável de fazer o passeio. E andando até o final do Jardim encontrei a Piedra Campana ( = sino) que é uma coisa doida… você dá um tapa na pedra e parece metal, aquele barulho de sino mesmo, sabe? Uma doidera!!!

Vai pro norte da Argentina? Tire meio dia pra conhecer o Pucará! E aproveita também pra conhecer Tilcara, que é uma graça de cidade e vale a visita com certeza =)

Gastos:

Entrada no Pucará ARS20

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e mais de 100 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.