Blog posts

Piedra del Peñol: muitos degraus e uma vista linda da Colômbia

Piedra del Peñol: muitos degraus e uma vista linda da Colômbia

Colômbia, Guatapé, Medellin

Eu adorei Medellin. Fato.  A cidade é um bom mix de cidade grande, com muita opção de natureza a uma distância de um bate e volta e muita história. Fora que é uma aula de mobilidade urbana! O metrô chega a todos os lugares que você precisa e interliga tudo, até o Metrocable, que é uma espécie de teleférico que facilita o acesso às comunidades que ficam mais afastadas. Simples e eficaz.

Uma das coisas mais bacanas que eu fiz por lá foi conhecer Guatapé e a Piedra del Peñol. E vou contar pra vocês um jeito bem econômico e supertranquilo de conhecer esse Pueblo Paisa 😉

Btw, paisa é o nome que se dá ao povo que vive no noroeste da Colômbia, na região andina, como o departamento da Antióquia, onde fica Medellin. Tem fama de ser o povo mais querido da Colômbia e honra isso com gosto! Ô lugar pra se sentir em casa, viu <3

Guatapé é conhecida principalmente pela Piedra del Peñol, um monólito GIGANTE com mais de 200 metros de altura, localizado em um ponto estratégico, no meio de um conjunto de represas, as quais você consegue ver lindamente de cima da pedra.

piedra del penol

Tá, mas e aí, eu escalo a pedra?

Fizeram mais de 650 degraus pra facilitar a vida, né? E super recomendo o esforço, a vista de lá é fantástica!

penol - panoramica

 

Clique na foto para ver em um tamanho maior 😉

Depois da subida, um suco/uma cerveja/um  sorvete lá em cima (no mínimo uma água você vai precisar, rs) não caia na conversa dos vendedores de passagem, tentando te empurrar a volta para Medellin de lá da Piedra mesmo… aproveite o pique e ande cerca de 40 minutos até a cidade de Guatapé, que vale muito a visita. Ou faça igual eu, pegue um táxi com outros gringos preguiçosos =P .

piedra del penol 4

Guatapé é uma cidade que se transformou nos últimos tempos. A região era tomada pelo narcotráfico e já foi bem complicada a ida até lá. Isso uns 15 anos atrás… De lá pra cá a região só se valoriza: com muitos casarões coloniais de arquitetura local com cara de espanhola, a cidade tem um charme só seu. Cores vibrantes e desenhos nas paredes podem ser vistos por todas as ruas.

guatape

A praça central é uma graça e vale muito a pena gastar um tempo lá (mas não, não tenho fotos porque caiu A MAIOR CHUVA DO MUNDO enquanto eu tava lá, então eu tava mais preocupada em tentar não sair nadando na correnteza do que tirar as fotos que devia, rs).

Vá e veja por você mesmo 😉


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


Como chegar?

Mesmo estando a cerca de 80 km de Medellin, o ônibus demorará cerca de 2 horas para chegar.

Na estação Caribe no metrô, atravesse o pontilhão em direção ao terminal de transportes Norte e lá busque as empresas que fazem esse trajeto (eu me lembro da Sotrasanvicente e a Sotrapeñol). Tem trajetos de hora em hora, mas acho bom sair cedo, pra aproveitar bem o dia por lá.

piedra del penol 5

Não se esqueça de negociar, as passagens começaram em COP 12000 e terminaram em COP 10000 (mas na volta não rolou negociação, foram COP 12000 mesmo).

O ônibus para em frente a entrada da Piedra, é uma boa descer lá e depois ir a Guatapé.

Gastos:

Ônibus ida: COP 10000

Ônibus volta: COP 12000

Entrada: COP 10000

Taxi da Piedra a Guatapé: COP 6000 (dividimos esse valor em 3 pessoas)

Metrô: COP 1800 x 2

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e mais de 100 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

5 Comments

  1. Analuiza (Espiando Pelo Mundo)
    15 de julho de 2017 at 09:34
    Reply

    El Peñol de fato é espetacular! Vale cada degrau! Guatapé é mesmo uma graça de lugar! Eu AMO a simpatia do povo paisa, bem como a gastronomia local! rsrs

    Medellín nos recebeu muuuito bem e além da mobilidade urbana excelente que você menciona, eles tem projetos maravilhosos de responsabilidade social! 🙂

    • Camila Lisboa
      15 de julho de 2017 at 14:27

      Uma cidade incrível! Amei Medellin demais 🙂

  2. elton portal
    30 de abril de 2015 at 20:12
    Reply

    Vou visitar esse lugar nesse final de semana por conta propria e sozinho. As agencias cobram 70.000 COP (salgado) Ainda tenho bastante tempo aqui em Medellin. CAmila, vc fez algum hike, trilha aqui por Medellin. bjs!!!

    • Camila Lisboa
      1 de maio de 2015 at 11:30

      Meu, é bem fácil mesmo ir por conta… Nem vale a pena cogitsr ir com alguma agência.

      Trilhas em Medellin acabei não fazendo. Andei muito pela cidade, pelos parques, fui a várias cidades da região fazendo bate e volta (Santa Fé é uma excelente opção!), mas de trilhas acho que acabei não ficando sabendo de nada 🙁

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.