Blog posts

El Chaltén: trekking Laguna de los Tres/Fitz Roy

El Chaltén: trekking Laguna de los Tres/Fitz Roy

Argentina, El Chaltén

Com certeza dá pra escrever um monte de El Chaltén, a charmosa capital do trekking da Argentina. Tem diversas opções de trilhas, para níveis e  todos os gostos, mas a minha preferida é a Laguna de los Tres/Fitz Roy.

A trilha de duração de 3 horas e meia (que dá pra fazer em menos… eu mesma fiz em quase 3) e vai percorrendo um caminho bem marcado, de baixa dificuldade a maior parte do tempo mas com um grau um pouco maior (bem maior, vai) próximo à chegada, quando a caminhada fica bem intensa por conta de uma escadaria bem chatinha de subir… 600 metros na pedra, com direito a gelo no caminho e degraus que são mini escaladas.

Eu estive na Patagônia em outubro de 2012, começo de primavera e ainda faltando umas semanas pro início da temporada, que faz a cidadezinha lotar de turista! O resultado disso foi bastante neve no caminho, principalmente na última parte, a subida até a laguna… que estava congelada mas mesmo assim rende fotos lindíssimas 😉

Quer fazer outro trekking por lá? Veja também o Cerro Torre/Laguna Torre.

Vale muito a pena o esforço, ser recompensada pelo mirante mais bonito da Argentina paga até as bolhas no pé!

 DSC00215

O bom de El Chaltén é que você não precisa se preocupar, as trilhas são bem marcadas e você pode ir sem medo, fui sozinha e sem guia (o que realmente é um item dispensável por lá) e não tive nenhum stress.


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


A minha dica final fica na opção de como chegar ao Fitz Roy:  vá pelo caminho do mirador, a direita na bifurcação, e volte pela Laguna Capri… acho que a ida pelo mirador vai te dando uma vista da montanha o caminho todo, te deixando mais empolgado a chegar no destino e curtindo uma das paisagens mais impressionantes da Argentina. A volta pela laguna te propicia um local maravilhoso para um descanso antes de voltar à El Chaltén, fora que acho que é um caminho mais fácil, bom para a finalização.

DSC00263

Ainda há mais uma opção: indo de taxi/van até o começo do trekking de Piedras Blancas. Isso te poupa uma hora de caminhada na ida e te garante um caminho 100% diferente da volta… também é uma boa ideia!

Esse mapinha pode te ajudar a entender as trilhas de lá e essas minhas explicações acima.

 Argentina_Plano-senderos-trekking-El-Chalten

Acenda uma vela antes de ir porque pegar o dia nublado e, depois de 13km, pegar o Fitz encoberto pelas nuvens é sacanagem (e bem comum!). Eu sou sortuda que peguei um tempo bem aberto, que rendeu várias fotos de cartão postal. Outra coisa é que se os ventos (sempre os ventos patagônicos…) estiverem muito fortes não é recomendada a subida final, fica bem perigoso.

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e 90 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *