Blog posts

Valle Nevado – um dia para brincar na neve!

Valle Nevado – um dia para brincar na neve!

Santiago

Tenho que admitir, um ano de Chile e mesmo assim me faltava um pouco de vontade de ir ao Valle Nevado. Primeiro: eu não sei esquiar e sou medrosa! Do nível que acho que vou correr risco de morte se tento um esporte tão radical quanto esse ~risos (but true). Segundo: gente, vou pagar pra passar frio se eu nem gosto de neve. Pra quem não sabe, neve molha, dói e não é tão legal quanto Frozen. Mas um dia, um dia o Valle Nevado me chamou a atenção…

Let it go… Let it go….

Uma amiga estava em Santiago e eu sabia: se ela saísse de lá sem brincar na neve não seria a mesma pessoa.

Valle Nevado
Você quer brincar na neve? Sim ou com certeza?

Fui me preparando psicologicamente pra subir a uma estação de esqui, que mesmo no outono já estava bem nevada.

Obs: o ano de 2015 foi bem atípico no Chile e as estações de esqui (incluindo o Valle Nevado) abriram em julho. Esse ano a previsão era junho, mas Farellones já confirmou que abre agora em maio! E tem tudo pro Valle Nevado e Portillo seguirem essa onda. Eba! 🙂

Como é o tour ao Valle Nevado e Farellones?

Começa no quentinho da cama, se preparando pra acordar cedo. Já falei pra vocês que eu tenho uma dificuldade danada em levantar aqui no Chile? O frio faz a gente ficar mais preguiçosa ~risos~.

Valle Nevado
Eu falo que é frio! Olha esse monte de neve oO E já que não deu pra andar de teleférico, vai a foto nele no chão mesmo!

Normalmente as agências passam entre 8 e 8:30 buscando o pessoal nos hotéis e hosteis de Santiago e a primeira parada é para alugar roupa.

Quentinho e impermeável, vamos subir a montanha? A subida é cheia de curvas, então não exagere no café da manhã que corre o risco de passar mal! (Adivinha quem tinha bebido um monte de cervejas no dia anterior e subiu meio zuada? Então, não recomendo isso também!).

A van para em um mirador, onde vendem artesanato e um chá quentinho, ótimo pra se preparar pra mais frio e mais subida.

E curva… e sobe…

E gelo… e neve…

Mais ou menos às 10 e 30 chegamos à mais conhecida (e queridinha dos brasileiros) estação de esqui da Região Metropolitana: o Valle Nevado!

E já chegamos assim, com aquela sensação de “the winter is coming”.

Valle Nevado
Brace yourself…

O dia não estava dos mais lindos, mas foi MARAVILHOSO o passeio! Deu pra tirar fotos, jogar bola de neve nos amiguinhos, deu pra pensar em fazer um boneco e desistir porque congelava os dedos, deu pra andar, pra rir um monte e subir uns snaps (quem viu lá no @camilalisboap?).

De lá, depois de cansar de brincar na neve (#OlafFeelings) e achar que já terminou… NÃÃÃÃO! Descemos a montanha um pouquinho e fomos conhecer Farellones, a estação de esqui que fica um pouco mais pra baixo na Cordilheira dos Andes.

Valle Nevado e Farellones
Mas não tem fotos de Farellones, chegamos lá com uma neblina que não deu pra se divertir muito

Farellones é um caso a parte e eu estou namorando MUITO a ideia de ir lá com a estação aberta por um motivo: é basicamente pra crianças (e vale as grandes também!). Tem tubing, que é tipo um escorrega-boia (eu inventei isso, mas é a melhor descrição!), canopy, teleférico… uma delícia! Quero muito voltar pra passar o dia todo lá!

Mas com mais frio!

Quanto custa o tour ao Valle Nevado?

Entre R$100 e R$150, mas pode sair mais caro ou mais barato dependendo de cada agência e do estilo de tour que você quiser. Eu adorei o passeio com o Turismo Chiletour e recomendo fazer um orçamento pra ter o preço exato 🙂 Aproveita e fala que viu aqui no OMMDA!

Os motoristas e guias são treinadíssimos e além de entender tudo do lugar, ainda são especialistas em te levar, com segurança, às estações de esqui, cordilheira e região de Santiago. Você não quer tomar um susto em uma estrada cheia de gelo e neve, né? Faça tudo com segurança e uma agência com experiência!

O que esperar?

Frio, neve e muita  gente! Fui agora no fim de abril e estava lotadinho de brasileiros.

No tempo que se fica por lá, cerca de uma hora e meia a duas horas, dá pra andar, conhecer um pouco dos hotéis e da estrutura do lugar (que é de cair o queixo!).

Dá pra fazer boneco de neve e brincar de bolinhas, mas, de novo, neve dói e molha! (É bom avisar de novo, vai que… rs)

Valle Nevado
Olha quaaaaanta neve! E, se não bastasse, essa máquina aí a direita da foto, é pra fazer neve artificial!

Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


FAQ – Valle Nevado – O Melhor Mês do Ano

Como se vestir para ir ao Valle Nevado?

Prepare-se, faz frio! Se não tem uma super jaqueta, recomendo muito alugar. Eu usei uma primeira camada (térmica), um fleece e uma jaqueta corta vento e impermeável. Se você não tem um fleece, uma boa blusa de lã serve, mas o corta vento pra neve não dá pra não usar.

Pras pernas: meia calça ou calça termica por baixo e por cima um jeans ou um impermeável. O impermeável é imprescindível se você vai brincar na neve!

Valle Nevado
Uns 15 kilos mais gordita só de roupa!

Pros pés: esse tênis aí da foto é impermeável, então, se você não tiver, alugue. Pé gelado e molhado é sinônimo de ficar doente e ninguém merece ficar de molho enquanto está viajando, né?

E fora isso, óculos de sol – a neve queima e muito a vista, protetor solar, luvas, gorro, cachecol… tudo o que tiver!

Alugo ou não alugo roupa?

A calça é a única coisa que deixo em aberto, você pode ir com jeans ou impermeável, depende do que vai fazer, mas das outras roupas… Se não tiver a roupa adequada vai passar frio e vai estragar o passeio.

Lembrando que essas dicas valem para outono e inverno!

E quer mais dicas de Santiago? Temos um guia completo dos museus da cidade e dicas GRÁTIS e IMPERDÍVEIS!

Quanto custa alugar roupa de neve no Chile?

Existem algumas lojas no centro de Santiago que trabalham com o conjunto completo a cerca de CLP25000, se tiver tempo pra andar, vale a pena pra quem vai esquiar porque vem a roupa completa, óculos e outros acessórios.

As agências de turismo param em algumas lojas para alugar antes de subir para o Valle Nevado e o custo é de cerca de CLP 8000 por peça, o que dá quase na mesma que no centro pra quem vai apenas brincar e precisa de calça, jaqueta e bota somente.

Valle Nevado
Quando eu crescer, quero ficar hospedada aí e curtir uma piscininha dessa, quem topa? Aí nem precisa de toda essa roupa que eu falei, só um biquini mesmo =P

Estamos no Instagram @omelhormesdoano e no Snapchat @camilalisboap – siga a gente e não perca nada!

Que época ir ao Valle Nevado?

Dá pra ir o ano todo. No verão, sem nada de neve, dá pra ver a cordilheira no detalhe e os glaciares eternos que tem lá perto. Tem uns mirantes lindos que ficam com o acesso bem mais facilitado sem neve.

No outono, como eu fui, o hotel ainda não está funcionando e ainda não tá aberta a temporada de esqui, então, é pra ir conhecer e brincar.

No inverno é legal pra esquiar, fazer aulas e aproveitar tudo o que o resort mais procurado tem pra oferecer. Mas prepara o bolso, não é tão simples assim!

Tá indo pra Santiago? Temos muitas dicas de hosteis e hoteis! Entre em contato com a gente e não se esqueça de reservar por aqui, usando esse link da Booking!

Tem wi-fi no Valle Nevado?

Sim, me perguntaram isso! 🙂 E tem! E sem senha 🙂

wiiiiiiiiii

Quando começa a nevar no Valle Nevado?

Estou fazendo um estágio com a Maju, mas não tô profissional do tempo, então… Não sei! Cada ano muda e com os fenômenos El Niño e La Niña, fica variando muito essa data. Vá acompanhando no clima tempo e se planeje para junho/julho que são meses “garantidos” de neve, mas né… Nunca se sabe!

Outras estações de ski? Confira o post do Vamos por Aí 🙂

Não é só neve, é gelo! E cuidado porque escorrega!
Não é só neve, tem gelo também. E cuidado porque escorrega!

E se você tem mais perguntas pra adicionar aqui, comente e vamos responder TODAS! 🙂 

Fui conhecer o Valle Nevado e Farellones a convite da agência Turismo Chiletour (o site está em manutenção, mas logo menos volta!). Agradecemos muito a oportunidade e frisamos que tudo que relatamos no post é opinião livre e pessoal.

A Turismo Chiletour está no Facebook, Twitter e Instagram! Acompanhe!

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e 90 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

16 Comments

  1. Gisele Teixeira
    23 de setembro de 2016 at 16:05
    Reply

    Na verdade, estou tentando conhecer o Chile e o Valle Nevado já há algum tempo, mas nunca consigo! kkk
    E quanto a brincar na neve???? Ahhh como eu quero brincar na neve… Hahaha Adorei o post!

    • Camila Lisboa
      26 de setembro de 2016 at 14:04

      Genteeee, mas sempre tem promoção! Vem 😉 (mas pro ano que vem, porque a neve já tá ralinha esse ano)

  2. Mariane
    22 de outubro de 2016 at 23:43
    Reply

    Oii Camila, estou planejando umas viagem pro Chile na primeira semana de agosto de 2017, e clarooo, quero ir na cordilheira 😍😂 Estou em uma dúvida cruel… além do preço do Valle nevado sera mais salgadinho do que Farellones eu li em alguns blogs dizendo que valle nevado é mais pra quem quer esquiar… eu Nn vou esquiar, quero é brincar mesmo e curtir um dia na neve. Você me indica Valle nevado ou Farellones? qual é mais bonita? Realmente… dúvida cruel 😂😘

    • Camila Lisboa
      24 de outubro de 2016 at 12:14

      Oi Mariane! Tudo bom?

      Olha… o Valle Nevado é lindão e vale a pena! A vista é show! Mas se você quer brincar na neve, Farellones vai sair mais barato e tem mais opções (tem boiacross na neve e outras coisas muuuuito divertidas!). Acho que para o que você tá procurando, vai curtir demais Farellones 😉 Mas o Valle Nevado é mais bonito na minha opinião

  3. Cibeli Marinho
    27 de outubro de 2016 at 21:21
    Reply

    Camila do céu! To amando tudo o que vc escreve sobre essas regiões do fim do mundo. To pensando em mochilar pela primeira vz. Sei lá, pegar um voo até Ushuaia, conhecer a Terra do Fogo (creio que é assim que chamam a última pontinha do continente). E talvez depois voltar conhecendo os lugares mais legais, tipo Calafate, Bariloche, algo do Chile. Nunca fui. Não sei o que é legal. Aceito sugestões. 🙂

    • Camila Lisboa
      27 de outubro de 2016 at 22:46

      =) obrigada!! 🙂

      E, menina, se joga!! Essa parte do mundo é maravilhosa 🙂 O Chile é tudo de bom e a Patagônia Argentina é muito linda! Só precisa se planejar (tempo e dinheiro!) que dá pra tirar a viagem do papel…

      O primeiro passo é isso mesmo, ir lendo, vendo o que você mais gosta e, com isso, o roteiro sai fácil!

      Se precisar de ajuda, estamos ai 🙂

  4. Flávia Donohoe
    4 de dezembro de 2016 at 18:27
    Reply

    me identifiquei muito ahaha, todo mundo que conheço fala pra ir fazer esse tour em valle nevado, mas eu sou muito medrosa pra esquiar, então nunca fui! Eu ia te perguntar se você gosta de música chilena, popular, rock? Eu adoro viajar pelo Chile, pois tenho vários amigos que moram por estas bandas, então sempre me dei bem com a cultura, inclusive já fui assistir alguns shows de música! Estou adorando ler todos os seus posts do país! Bjos

    • Camila Lisboa
      7 de dezembro de 2016 at 16:31

      Musica Popular aqui no Chile é Reggaeton e Cumbia hahahaha Mas eu gosto muito de rock anos 80 daqui! Los Tres é uma das minhas favoritas 🙂

  5. Juliana Rios (Juny)
    18 de fevereiro de 2017 at 09:05
    Reply

    Adorei o post!
    Uma das coisas mais legais que eu fiz quando fui no Chile foi esse passeio para Valle Nevado e Farellones.
    Nem me interessou fazer ski, pq brincar na neve era muito era muito mais legal! <3

    • Camila Lisboa
      23 de fevereiro de 2017 at 15:40

      Você quer brincar na neve?! \o/

  6. Luciana
    18 de fevereiro de 2017 at 13:15
    Reply

    Muito bom o post Ca. Adorei as dicas, quero voltar ao Chile para conhecer o Vale.

    • Camila Lisboa
      23 de fevereiro de 2017 at 15:40

      E eu preciso tomar coragem pra voltar e esquiar 🙂

  7. Adriana Magalhães Alves de Melo
    6 de maio de 2017 at 19:47
    Reply

    kkkk Adorei. Neve pra quem não gosta de frio! Ri demais no post

    • Camila Lisboa
      10 de maio de 2017 at 17:24

      Uma dose suave de neve e voltar pra Santiago (ou dormir nesses hoteis maravilhosos! 🙂 )

  8. Gláucia Galvão
    22 de maio de 2017 at 22:02
    Reply

    Camila, esse passeio você falou que fica umas duas horas. Esse tempo é só no Valle Nevado ou dividido com Farellones também? Parece tão pouco.

    • Camila Lisboa
      22 de maio de 2017 at 22:34

      Só no Valle Nevado! Em Farellones fica uma hora mais ou menos, Gláucia!

      Achei até que bom o tempo, já que não era pra esquiar, era pra brincar só… Dá frio depois de um tempo, rs…

      Pra esquiar (ou fazer aulas), tem que pegar um tour pra isso, que sai mais cedo de Santiago 😉

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *